Contra a Suécia: transição rápida e passes curtos

Contra a Suécia: transição rápida e passes curtos

Em busca da classificação para as quartas da Copa do Mundo, a Seleção Feminina Sub-20 precisa de um empate para avançar

Nicoly Nicoly
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Desde o primeiro jogo da Seleção Brasileira Feminina Sub-20 na Copa do Mundo da Papua-Nova Guiné, o pensamento do grupo era de que seriam cinco finais até a decisão pelo título. A vitória na estreia e a derrota na segunda partida deram ao Brasil a condição de empatar o terceiro e, mesmo assim, se classificar para as quartas de final.

O confronto com a Suécia no domingo (20), às 19h (7h de Brasília), é decisivo para as duas seleções. As suecas precisam vencer. Apesar da vantagem do empate, construída pelo saldo de gols – sete contra quatro –, o grupo comandado pelo técnico Doriva Bueno não quer outro resultado que não seja a vitória.

– A gente já conhece a Suécia, apesar de ainda não termos jogado contra. Em Pinheiral (local das fases de treinamento), a gente assistiu aos jogos dela, vimos que a número 9 é rápida, habilidosa e forte. Mas se a gente fizer a transição de jogo rápido, com o nosso toque de bola e passes curtos, elas não conseguem fazer o balanço tão rápido. Vamos fazer isso para ter sucesso contra elas – analisou a volante Nicoly.

A volante entrou nos dois primeiros jogos do Mundial. No primeiro, substituiu Laís, e, no segundo, entrou no lugar de Geyse. No último confronto, contra a Coreia do Norte, a Seleção tinha perdido a zagueira Giovanna – expulsa com o segundo amarelo –, e Nicoly entrou para substituí-la. 

– Eu sempre joguei de volante, zagueira ou lateral. Acho importante ter essa versatilidade. No jogo contra a Papua, entrei de volante, e no segundo, o Doriva me disse que precisava de alguém para defender, mas que também tivesse uma saída boa com a bola no pé, que jogasse para frente. Foi isso que eu tentei fazer, e conseguimos criar algumas chances.

A jogadora, de 19 anos, é de Araraquara (SP) e joga na Ferroviária desde 2010, quando o clube iniciou o trabalho nas categorias de base. Em 2014, aos 16 anos, Nicoly fez uma partida na Copa do Brasil e outras no Campeonato Paulista. Em 2015, foi campeã da Libertadores e logo depois se apresentou à Seleção Brasileira para a disputa do Sul-Americano Sub-20 de Santos, em que o Brasil conquistou o título e a classificação para o Mundial.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics