Na sequência do quadro Ficha Técnica, que apresentará todos os 23 jogadores da Seleção Sub-20 relacionados para a disputa do Sul-Americano do Equador, um atacante do Palmeiras é o personagem da vez. Seguindo a ordem alfabética do elenco, conheça mais sobre Artur.

Hoje integrado ao profissional do Palmeiras e jogador da Seleção Brasileira Sub-20, o atacante Artur não esquece suas raízes. Tanto dentro, quanto fora de campo. Gosta de se sentir um representante da sua região, o Nordeste, e tem na ponta da língua o apelido do seu primeiro técnico, o Carioca, dos tempos de Piauí.

Artur é cearense de Fortaleza, mas morou a maior parte de sua infância em Teresina, capital piauiense, para onde foi com quatro anos. Além dos primeiros contatos com o futebol, ele tem lembranças muito claras das brincadeiras de rua, principalmente o esconde-esconde.

Com 14 anos, então de volta a Fortaleza, o atacante começou a sentir que futebol poderia virar coisa séria na sua vida. Ainda voltava para casa após todos os treinamentos, mas começou a chamar a atenção de outros clubes. Influenciado por seu maior incentivador, seu pai Victor, Artur alçou voos mais altos.

Com apenas 16 anos se viu sozinho em São Paulo. Na verdade não completamente só, pois foi morar no alojamento do Palmeiras, onde tantos outros jogadores lhe faziam companhia, mas longe de toda a sua família e amigos.

- O início foi difícil, a adaptação, a distância, mas depois de uns três meses eu já estava acostumado.

Todo o esforço fora de campo, que aliás é uma marca que também se vê dentro das quatro linhas, foi recompensado com sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. Quando foi chamado para a Sub-17, ainda pelo técnico Carlos Amadeu, demorou a acreditar que fosse verdade. As coisas estavam mudando rápido.

Agora na Sub-20 para a disputa do Sul-Americano do Equador, Artur tem os planos para o futuro bem definidos. No que diz respeito à competição, sabe que o primeiro objetivo é buscar a vaga no Mundial da Coreia do Sul. Fora de campo, se prepara para receber os pais em São Paulo e se mudar do alojamento palmeirense para a sua própria casa.

Nome: Artur Victor Guimarães
Data de nascimento: 15/02/1998
Local de nascimento: Fortaleza, CE
Posição: Atacante
Clube atual: Palmeiras
Clube anterior: Ceará