Seleção Masculina leva sotaque brasileiríssimo ao Pan

Seleção Masculina leva sotaque brasileiríssimo ao Pan

Todas as cinco regiões do país estão representados na equipe de 18 atletas

Rogério Micale utiliza quadro tático para montar a Seleção do Pan Rogério Micale utiliza quadro tático para montar a Seleção do Pan
Créditos: CBF

Para a disputa do torneio de futebol masculino nos Jogos Pan-Americanos, apenas 18 jogadores podem ser convocados. No entanto, isso não significa que a Seleção Brasileira que vai em busca desta medalha de ouro não seja plural. Muito pelo contrário. Todas as cinco regiões oficiais do país têm pelo menos um representante nesta equipe. Se o olhar for voltado para os clubes, quatro destes cinco grandes centros cederam ao menos um jogador.

Revelação do último Campeonato Brasileiro da Série A, Erik é o representante da Região Norte nesta Seleção Brasileira. O atacante nasceu em Belém, no Pará. Pelos clubes, é ele quem faz o Centro-Oeste marcar presença por defender as cores do Goiás.

Dos times do Nordeste saíram quatro jogadores: Bruno Paulista (natural de São Paulo) e Rômulo (Pernambuco), os dois do Bahia; o lateral-esquerdo Euller (nascido em São Paulo, mas paraibano de coração), do Vitória; e o lateral-direito Tinga (Rio Grande do Sul), do Fortaleza.

Os clubes do Sudeste foram os que mais cederam jogadores a esta Seleção Brasileira, com uma divisão equilibrada entre os estados. São três do Rio de Janeiro: Bressan (RS), do Flamengo; Luan (ES), do Vasco da Gama; e Gilberto (RJ), do Botafogo. De São Paulo mais três: Andrey (RJ), do Botafogo-SP; Gustavo Vernes (SP), do Santos; e Luciano, natural de Goiás e jogador do Corinthians. Fecham a conta Eurico (MG), do Cruzeiro, e Dodô (MG), do Atlético Mineiro.

Os clubes da Região Sul também se dividiram na cessão de jogadores. De Santa Catarina foram dois: Barreto (RS), do Criciúma; e Clayton (RJ), do Figueirense. O Rio Grande do Sul está representado pelo Internacional, clube do goleiro Jacsson (RS).

Apenas dois jogadores deste grupo não atuam no Brasil. Lucas Piazon (SP), que disputou a última temporada pelo Eintracht Frankfurt, da Alemanha, é atleta do Chelsea, da Inglaterra. Já o lateral-esquero Vinícius (RJ), que esteve no Perugia, da Itália, em 2014/2015, pertence ao Lázio.

REGIÃO DOS JOGADORES (por nascimento)

Centro-Oeste

Luciano (GO) - Corinthians

Nordeste

Rômulo (PE) - Bahia

Euller (PB*) - Vitória

Norte

Erik (PA) - Goiás

Sudeste

Andrey (RJ) - Botafogo-SP

Bruno Paulista (SP) - Bahia

Clayton (RJ) - Figueirense

Dodô (MG) - Atlético Mineiro

Eurico (MG) - Cruzeiro

Gilberto (RJ) - Botafogo

Gustavo Vernes (SP) - Santos

Luan (ES) - Vasco da Gama

Lucas Piazon (SP) - Chelsea

Vinícius (RJ) - Lazio

Sul

Barreto (RS) - Criciúma

Bressan (RS) - Flamengo

Jacsson (RS) - Internacional

Tinga (RS) - Fortaleza

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser