A Seleção Brasileira fechou com 100% de aproveitamento a primeira fase das Eliminatórias Conmebol, competição que está sendo disputada na arena montada no Yacht & Golf Club, em Assunção (Paraguai). A Seleção Brasileira, que poupou Bruno Xavier, venceu o Equador por 11 a 1, com gols de Mauricinho (3), Bokinha (3), Rodrigo (3), Lucão e Daniel, com Moreira descontando para os equatorianos, na noite desta quinta-feira (9), em confronto pela última rodada da fase de classificação do Grupo B.

O resultado levou a equipe à semifinal como líder da chave, invicto somando 12 pontos em quatro jogos. O próximo adversário é contra a Argentina e quem vencer a partida do próximo sábado vai à final, e confirma presença no Mundial do Caribe. Segundo Bokinha, a Seleção Brasileira vai para esse clássico preparada para uma ‘final’.

- É uma final. Esse é o nosso pensamento. Há muita coisa em jogo nessa partida de semifinal, uma rivalidade histórica, a vaga na decisão das Eliminatórias e, principalmente, a conquista antecipada da classificação para Bahamas. Estamos muito focados, a Argentina fez uma ótima primeira fase, chega forte para esse jogo e precisamos ter atenção, ditar o nosso ritmo e fazer o meu melhor. Estamos prontos

No histórico de confrontos diante dos hermanos, ampla vantagem verde-amarela: são 63 vitórias em 65 partidas, com 400 gols marcados e 132 sofridos. A maior goleada foi por 15 a 3, na III Copa Mercosul, no Rio de Janeiro, em 1999. Este será o sétimo confronto entre Brasil e Argentina em Eliminatórias, sendo que a Seleção Brasileira venceu cinco dos seis jogos: 2 a 0 em 2005, 6 a 1 em 2006, 6 a 1 em 2008, 3 a 1 em 2009 e 6 a 2 em 2011. A única derrota no Qualifier aconteceu na última edição do torneio, em 2015, por 7 a 5. Há ainda um confronto em Copa do Mundo: vitória por 9 a 3, em Copacabana, em 2005. No último jogo, em dezembro passado, vitória brasileira por 9 a 2 na Copa América (Santos).

A vitória sobre o Equador foi a sexta diante da equipe, com 60 gols marcados e 17 sofridos. Com o triunfo, o Brasil ampliou para 27 jogos a invencibilidade sob o comando de Gilberto Costa. A Seleção Brasileira acumula 40 vitórias em 42 partidas oficiais no histórico do Qualifier, tendo sido campeã da competição por seis vezes, com 367 gols marcados (média de 8,6 por jogo) e 99 sofridos (2,4 média). As três seleções de melhor campanha das Eliminatórias garantem vagas na Copa do Mundo FIFA Bahamas 2017, que ocorre entre 27 de abril a 7 de maio.

A partida do próximo sábado (11), valendo vaga na final e presença no Mundial do Caribe, acontece às 20h30min (de Brasília) e será transmitida pelo canal SporTV.