Brasil x França é tradição no futebol feminino

Brasil x França é tradição no futebol feminino

Nos últimos quatro anos, as duas seleções se enfrentaram cinco vezes em amistosos. Em 2003, as equipes duelaram em uma edição de Copa do Mundo: 1 a 1 no final

Brasil x França Brasil x França
Créditos: FFF/AM, Amandine Henry

Brasil e França em campo é sinônimo de muita competitividade e tradição no futebol feminino. Há quatro anos, as duas seleções fazem amistosos internacionais, sempre visando à preparação para a Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos, apesar de terem se enfrentado apenas uma vez nessas competições: no Mundial de 2003, quando o jogo terminou 1 a 1.

Em 2013, foram dois amistosos em março, na França. O primeiro, em Rouen, ficou em 2 a 2, com dois gols de Giovânia. Na segunda partida, em Nancy, o resultado foi 1 a 1, com gol contra das francesas.

Em 2014, em junho, no primeiro jogo do técnico Vadão no comando da Seleção Brasileira, o confronto na Guiana Francesa terminou em empate sem gols. No fim do mesmo ano, em novembro, o Brasil estava desfalcado de seis jogadoras que vinham atuando como titulares, e o jogo ficou 2 a 0 para as donas da casa, em Lyon. No ano passado, o amistoso em setembro foi 2 a 1 para a seleção francesa, em Le Havre, na França, com gol de Poliana para o Brasil. 

Em todas as edições de Copas do Mundo (1991 a 2015) e de Jogos Olímpicos (1996 a 2016), a Seleção Brasileira participou de todas as edições, conquistando duas medalhas de prata olímpicas (2004 e 2008) e um quarto lugar em 2016 e um vice-campeonato mundial (2007).

Enquanto a França disputou as edições olímpicas de 2012, quando ficou em quarto lugar, e 2016, que foi eliminado nas quartas de final. Em Mundiais, as francesas estiveram em 2015, caíram nas quartas, em 2011, ficaram em quarto, e em 2003, na única vez em que Brasil e França se enfrentaram. O confronto pela fase de grupos terminou empatado em 1 a 1, com gol de Kátia Cilene para a Seleção, com o resultado as brasileiras avançaram, e as francesas foram eliminadas.

Nesta sexta-feira (16), as duas seleções entram em campo para mais um amistoso: às 21h (16h de Brasília), no Stade des Alpes, em Grenoble.

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser