A Seleção Brasileira Feminina fez, neste domingo (2), o primeiro treino na Alemanha, visando ao amistoso contra as donas da casa na terça-feira (4), às 17h45 (12h45 de Brasília). No primeiro trabalho, a técnica Emily Lima não contou com quatro meninas: Luana, Andréia Rosa, Fran e Rosana, que se apresentam neste domingo à noite. 

Como acontece na Seleção Brasileira, a comissão técnica tem poucos dias para trabalhar com as atletas e por isso, o objetivo principal do preparador físico, Jairo Porto, e fisiologista, Luciano Capelli, é recuperar as jogadoras e deixá-las nas melhores condições para o jogo. Neste grupo de convocadas por Emily, há meninas que estão em fase decisiva do Brasileiro Feminino A-1, outras que estão em disputa de estadual, outras em fim de temporada e outras em férias.

– Temos meninas em diferentes momentos e por isso não trabalhamos intensamente a parte física, eu e o Capelli, fisiologista, fazemos um trabalho individualizado e focamos principalmente na recuperação. Por exemplo, há duas atletas já em férias, a Tamires e a Letícia, e eu passei planilhas e tenho acompanhado as duas à distância, orientando o que elas precisam fazer para chegarem bem à Seleção – explicou o preparador físico Jairo Porto.

Para a recuperação das jogadoras, Capelli explica que o principal ponto é o descanso, mas há outros aspectos importantes:

– O ponto essencial é descansar, mas também é importante saber como cada uma está se sentindo para fazermos um trabalho específico de recuperação. Além disso, tem a alimentação e hidratação e, para fechar, eu e o Jairo conversamos com a comissão técnica sobre duração e intensidade dos treinos. É um trabalho integrado e muito importante para as atletas – analisou.