A Seleção Brasileira ganhou um reforço nos últimos dias fora de campo. Trata-se da quiropraxista Elisa Dallegrave (ABQ 0243), convidada pelo médico José Luiz Runco para atender os jogadores na Granja Comary. Entre a segunda e esta terça-feira, a profissional recebeu os atletas no moderno consultório do CT da CBF.

Segundo Elisa, a quiropraxia é uma técnica para cuidar e fazer alinhamentos na coluna. Pode ser um tratamento para alguma dor, mas também deve ser um trabalho preventivo, como é o caso do que está sendo feito na Granja Comary. Ela, inclusive, utiliza uma analogia interessante para explicar a importância do quiropraxista.

- Costumo comparar com escovar os dentes. Você come, suja os dentes e depois escova para limpar. Com a coluna é a mesma coisa. Você usa ela o tempo todo, mas só lembra de cuidar quando tem dor. Na verdade, é importante tratar da coluna sempre - explicou.

Formada pela Universidade Feevale após cinco anos de curso, Elisa está, naturalmente, muito feliz com a oportunidade de ajudar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. No entanto, não é uma novidade para ele o mundo do futebol. Foi através do ex-jogador Carlos Alberto Torres, o Capita, que ela conheceu o médico José Luiz Runco. Foi ela quem tratou o tricampeão quando ele teve um problema na coluna em 2010.

Apesar de pouco conhecida no Brasil, a quiropraxia é bastante utilizada no meio do futebol. Dante, que já conhece o tratamento há mais de seis anos, desde quando jogou na Bélgica, foi um dos jogadores que pediu a presença de um quiropraxista. 

- É um trabalho excelente. Você sente o corpo mais equilibrado, tudo no lugar. Faz diferença quando se trata de alta performance - comentou o jogador.