Com apenas 28 anos de idade e sete anos de profissão, o ilustrador e designer Marcelo Meneses teve uma de suas artes utilizadas nos ingressos do jogo Brasil x Uruguai, que será realizado às 21h45 desta sexta-feira (25), na Arena Pernambuco. A partida é válida pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA - Rússia 2018.

A arte havia sido criada em 2012 a pedido de um cliente e acabou não sendo utilizada pela agência. Voltou, então, para os arquivos de Marcelo, que compartilhou a ilustração em seu portfólio pessoal. Na internet, a imagem ganhou o mundo e, desta vez, ilustra os ingressos do clássico sul-americano. O profissional fala com orgulho sobre a sua criação e cita o espetáculo cultural que o inspirou.

– Minha base veio do carnaval pernambucano e dos elementos que estão envolvidos nele, como o homem da meia-noite, a passista do frevo e os papangus. A ideia da arte foi de passar um espírito de descontração e de alegria. Quem mora aqui sabe que o carnaval pernambucano contamina as pessoas.

Segundo Marcelo, o alcance da sua arte foi amplificado pelos ingressos, que foram para as mãos de torcedores de todo o Brasil e da América do Sul. Cerca de 45 mil pessoas garantiram presença na Arena Pernambuco. Só do Uruguai vêm quase 2,5 mil pessoas.

– Fico feliz. Acho que todo ilustrador quer isso, esse o reconhecimento. Torcemos para que as pessoas consumam a arte da gente. Isso é muito do designer, que busca fazer as coisas não só por estética, mas para que elas tenham uso e que sirvam para comunicar alguma coisa e acho que essa arte passa isso – completou Marcelo.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, manifestou o seu orgulho ao saber que um morador do Recife está tendo o trabalho reconhecido dessa forma.

– A Arena Pernambuco receberá milhares de turistas nesta sexta-feira, que vão assistir ao jogo do Brasil. Então, é importante saber que o trabalho de um artista que vive na capital pernambucana está sendo divulgado. Sem dúvida, é motivo de orgulho para todos – concluiu Carvalho.

Fonte: Site da Federação Pernambucana de Futebol (FPF)