Brasil vence Argentina por 1 a 0 na 1ª edição do Superclássico - então Copa Roca - em 1914

Brasil vence Argentina por 1 a 0 na 1ª edição do Superclássico - então Copa Roca - em 1914

Rubens Salles marcou o único gol da partida no Estádio do Club Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires, na competição que era então a Copa Roca

Copa Roca de 1914 Copa Roca de 1914
Créditos: CBF

A primeira edição do agora Superclássico das Américas foi disputada no dia 27 de setembro de 1914, há 100 anos. Na época, era a Copa Roca, em homenagem ao então presidente argentino, Julio Roca, e que se tornaria uma competição tradicional e responsável por ser o primeiro passo para a grande rivalidade que marca os confrontos entre Brasil e Argentina. 

No primeiro duelo, no Estádio do Club Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires, quem levou a melhor foi a Seleção Brasileira. Com 10 mil torcedores nas arquibancadas, Rubens Salles marcou o único gol da partida aos 13 minutos do primeiro tempo. 

Esta foi a primeira taça conquistada pela Seleção Brasileira. Ela se encontra no Museu da CBF, exposta ao lado de tantas outras conquistas. Além de primeiro título, foi apenas o segundo jogo da história da Seleção! 

27/09/1914

BRASIL 1:0 ARGENTINA (1:0)

Competição: Copa Roca.

Local: Estádio do Club Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires (Argentina).

Público: 10.000 espectadores.

Árbitro: Alberto Borgerth (Brasil). Assistentes: não disponível.

Gol: Rubens Salles, aos 13.

BRASIL: Marcos de Mendonça, Píndaro e Nery; Lagreca, Rubens Salles e Pernambuco; Millon, Oswaldo Gomes, Friedenreich, Barthô e Arnaldo. Comissão Técnica: Sylvio Lagreca e Rubens Salles (capitão).

ARGENTINA: Rithner; Bernasconi e Lanús; Naón, Sande e Sayanes; Lamas, Leonardi, Piaggio, Izaguirre e Crespo. Treinador: Juan José Rithner (capitão).

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics