Números que ilustram trabalho encerrado no Mundial

Números que ilustram trabalho encerrado no Mundial

Jogadores que representaram o Brasil no Mundial Sub-17 da Índia agora retornam para seus clubes. A partir de 2018, eles disputam vaga nas convocações da Sub-20

Seleção Sub-17 realiza último treino na Índia Seleção Sub-17 realiza último treino na Índia
Créditos: CBF

Nascidos nos anos 2000 e 2001, os jogadores que representaram o Brasil no Mundial Sub-17 da Índia, no qual conquistaram o terceiro lugar na competição, passam a disputar vaga nas convocações da Seleção Sub-20 em 2018, que se preparará para o Sul-Americano da categoria, em 2019. Se juntarão a eles neste processo os atletas nascidos em 1999.

No entanto, antes de olhar para o futuro, vale a pena fazer um balanço do que esses meninos apresentaram até aqui com a camisa da Seleção Brasileira. 

Contabilizando apenas os jogos oficiais feitos por esta geração, foram 22 partidas, com 18 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Ao todo, esta equipe marcou 59 gols e sofreu 12. Só na Copa do Mundo Sub-17 da Índia, em sete jogos, o Brasil venceu seis, perdeu um, anotou 14 gols e tomou cinco.

Durante este processo, o Brasil levantou as taças de campeão Sul-Americano Sub-15, em 2015 na Colômbia, e Sul-Americano Sub-17, em 2017 no Chile, além deste terceiro lugar no Mundial da Índia. Nas duas primeiras competições, teve o artilheiro, melhor jogador, melhor ataque e melhor defesa. Na Índia, repetiu a dose com a defesa menos vazada e ainda levou a Luva de Ouro, dada ao melhor goleiro da competição.

Entre a conquista do Sul-Americano Sub-15 e o fim deste ciclo no Mundial Sub-17 da Índia, este time foi convocado 17 vezes, seja para treinamentos na Granja Comary, amistosos ou torneios preparatórios. O processo de transição entre as categorias foi conduzido pelo técnico do time no Sub-15, Guilherme Dalla Déa, e o técnico da Sub-17, Carlos Amadeu. Eles trabalharam juntos até a Copa do Mundo, quando foram auxiliar e treinador.

Agora, a delegação retorna para o Brasil. O time deixa Calcutá na noite deste domingo (29). A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para a tarde desta segunda-feira (30).

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics