Na noite desta quinta-feira, a Seleção Brasileira conquistou mais uma marca importante em relação às Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018. A equipe de Tite chegou aos 36 pontos no torneio qualificatório e bateu as marcas da Canarinho nas Eliminatórias para 2006 e 2010, quando somou 34 pontos em 18 jogos. A Seleção Brasileira ainda fará mais três jogos e os números poderão engrossar mais. 

Caso conquiste os próximos nove pontos em disputa, o Brasil somará 45 pontos e poderá superar o recorde de pontuação de uma seleção sul-americana na história das Eliminatórias, que é de 43 pontos. A Aregntina é a dona do feito, alcançado nas Eliminatórias de 2002.

Vale lembrar que esses números são contabilizados a partir das Eliminatórias de 1998, quando o atual sistema de pontos corridos foi implementado. Naquele ano, a Seleção Brasileira não participou, pois era a atual campeã e tinha direito à classificação automática. 

Antes de 1998, as Eliminatórias tiveram dois sistemas classificatórios desde a realização da primeira Copa do Mundo, em 1930. Para o mundial de estreia, as seleções foram convidadas pela FIFA a participar, mas apenas 13 aceitaram. De 1934 a 1994, as classificatórias para a Copa passaram a ser disputadas no sistema de pontos corridos, como o modelo atual. Porém, as vitórias valiam dois pontos e não três.